A moda brasileira é reconhecida internacionalmente, e o mercado cresce cada vez mais aqui no Brasil. Mas ainda existe um certo preconceito com o curso de design de moda. Toda vez que falo pra alguém que vou cursar moda, escuto uma risadinha ou um discurso tentando me convencer a mudar de área. Isso é resultado da falta de conhecimento das pessoas com esse mercado considerado fútil, mas a indústria da moda pode dar sim, muito dinheiro. "Hoje, temos que pensar a indústria da moda como geradora de trabalho, de bens, e principalmente, de um sistema comercial que alimenta tanto a própria cadeia têxtil-confecção, como as áreas da mídia, que vivem de gerar informação sobre a moda".
Moda não é só estilismo!
Você pode trabalhar em vários segmentos do setor. Ex: atividades de pesquisa, criação, estilo, modelagem, figurino e acessórios, atividades relacionadas ao marketing, à gestão, comunicação e aos eventos de moda, prestando serviços como consultor, desenvolvendo figurinos, produção fotográfica ou eventos para veículos publicitários.
Porque fazer o curso de design de moda?
O estudante de moda tem a possibilidade de conhecer o setor como um todo, conhecendo desde a criação e produção até os estudos de mercado necessários para o lançamento e comercialização de cada peça.
Maiores faculdades de moda de PE:
• Senac: Algumas das diciplinas: História da moda, desenho de moda, modelagem e modelagem computadorizada, tecnologia têxtil e de confecção, lingua estrangeira, criação de figurino, pesquisa e criação de moda, estilo, marketing de moda, empreendorismo, gestão. Quando o curso acaba, acontece o desfile-formatura, onde os alunos mostram suas criações, pondo em prática o que aprenderam durante o curso, que dura 5 semestres. Mensalidade: R$ 530,00 + matrícula de R$ 477,00.
• FBV: O curso dura 7 semestres, a cada semestre são oferecidas 60 vagas para o curso de design de moda, o campus fica no paço alfândega. Lá você aprende: aspectos teóricos e históricos do design de moda, fundamentos para criação, desenho artístico, de moda e de representação técnica, desenvolvimento de modelagem plana e tridimensional, projetos de vestuário feminino, masculino e infantil, projetos de acessórios, tecnologia têxtil e design de superfície, produção de moda e de eventos, planejamento e projeto de coleções, conhecimentos de áreas como marketing, administração de operações, novos negócios, sociologia, psicologia, semiótica.
Maiores do Brasil:
• Santa Marcelina (FASM)
• Senac
• Anhembi
• Belas Artes
Nenhum comentário:
Postar um comentário